O ano de
2012 promete intensificar o debate sobre as condições ambientais e a sustentabilidade da
vida no planeta. Tal como aconteceu vinte anos atrás, o Brasil
sediará a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento,
a Rio+20, e estes
temas ganharão destaque nos meios de comunicação.
Neste ano, o
Ministério da Educação (MEC) também pretende lançar a IV Conferência Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente, um processo pedagógico que mobilizará escolas de
todo o país entre junho de 2012 e outubro de 2013, e que terá como tema: “Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis”.
Compreender as
implicações dessas temáticas na vida cotidiana de estudantes, professores e
demais integrantes da comunidade escolar demandará
das escolas formação específica
para aprimoramento de sua capacidade técnica em educação ambiental.
Por isso, o MEC, em parceria com o Sistema Universidade
Aberta do Brasil (UAB)
coloca à disposição das escolas três
cursos de formação de caráter semipresencial, que tratam
das temáticas ambientais com foco nas mudanças ambientais globais e na criação
de escolas sustentáveis.
Conheça os cursos
disponíveis:
Educação Ambiental:
Escolas Sustentáveis e Com-Vida –
Curso de extensão, com 120 horas de duração, destina-se à formação da
comunidade escolar por meio da criação de uma proposta de adequação da escola
aos princípios da sustentabilidade socioambiental.
O curso tem como objetivos:
· Planejar uma intervenção nas escolas
para transformá-las em espaços educadores sustentáveis, tornando-as referências
de sustentabilidade para as comunidades onde se inserem;
· Discutir estratégias para qualificar o
tratamento da educação ambiental nos currículos, forma transversal e interdisciplinar;
- Implantar
Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (Com-Vida) nas escolas, como
instrumentos de gestão democrática e de planejamento participativo da
transição para a sustentabilidade;
- Estimular
as escolas a participarem de projetos que promovam a educação para a
diversidade e a sustentabilidade.
O curso, com duração de três meses, é
aberto à participação de professores, gestores e estudantes dos anos finais do
Ensino Médio, bem como aos membros da comunidade do entorno dessas escolas.
Educação Ambiental – Aperfeiçoamento – Abordando as mudanças ambientais globais a partir dos
seus impactos nos quatro elementos (água, ar, fogo e terra), este curso com 180
de duração pretende estimular os profissionais da educação básica a
desenvolverem uma educação ambiental contextualizada de forma transversal à
prática pedagógica da escola. Tem como objetivos:
- Contribuir
com o enraizamento da Política Nacional de Educação Ambiental nos sistemas
de ensino;
- Discutir
estratégias para inserção qualificada da educação ambiental no projeto
político pedagógico das escolas, de forma transversal e interdisciplinar;
- Estimular
as escolas a participarem de ações e projetos que promovam a educação
ambiental, a diversidade e a sustentabilidade.
Trata-se de um curso prioritariamente
voltado aos profissionais da educação, mas possui uma cota de 10% para
atendimento de demanda social, composta por integrantes dos diversos conselhos
de educação, meio ambiente, direitos humanos e outros existentes em âmbitos
municipais e estaduais, bem como integrantes de organizações sociais de áreas
correlatas.
Educação Ambiental –
Especialização –
Este curso, com 405 horas de duração na modalidade semipresencial,
aborda questões essenciais para o desenvolvimento da educação ambiental nas
escolas, como a inter e a transdisciplinaridade, o projeto político-pedagógico,
a formação de redes, movimentos de juventude e outros aspectos relacionados à
gestão ambiental na escola e na comunidade, considerando as mudanças ambientais
globais e a construção de espaços educadores sustentáveis. Tem como objetivos:
· Ampliar o acesso à formação continuada
para profissionais da educação básica, contribuindo com uma educação
contextualizada com a realidade socioambiental;
·
Formar educadores na identificação de
demandas, planejamento e execução de projetos de educação ambiental, visando à
sustentabilidade socioambiental na escola e na comunidade;
·
Estimular a constituição de grupos de
pesquisa e de ação em educação ambiental;
·
Incentivar a transformação das escolas
em espaços educadores sustentáveis.
É voltado a professores,
técnicos e gestores educacionais que atuam na educação básica e tenham
graduação no ensino superior.
Diretores de escolas têm até o próximo dia 30 de abril de 2012
para solicitarem a inscrição de educadores e parceiros da demanda social nos
cursos. A inscrição deve ser feita no link do PDE interativo do site do MEC,
que pode ser acessado em: pdeescola.mec.gov.br
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